Governo do 𲹰á lança 18,4 mil novas vagas para a educação a distância no estado

8 de julho de 2024 - 10:40

Uece é a maior ofertante de vagas; 25 novos polos também serão anunciados

O Governo do 𲹰á, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançará, na sexta-feira (12), 18.430 novas vagas de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de 25 novos polos de apoio presencial do programa. O anúncio será feito no Palácio da Abolição, em Fortaleza, às 9 horas, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador Elmano de Freitas. Participarão do evento a secretária Sandra Monteiro, os reitores das universidades envolvidas e os gestores das cidades contempladas.

As 18.430 novas vagas representam o maior número da história da UAB no 𲹰á. Elas serão ofertadas por seis instituições já participantes do programa: universidades estaduais Uece, UVA e Urca; e as federais IFCE, UFCA e Unilab. De todas, a Uece é a maior ofertante de novas vagas, com 6.560. O restante das vagas está distribuído da seguinte forma: UVA (3.210 vagas), Urca (1.530 vagas), IFCE (2.700 vagas), UFCA (2.300 vagas) e Unilab (2.130 vagas).

Novos polos

Os municípios contemplados com o lançamento dos 25 novos polos são: Acopiara, Aquiraz, Aracati, Assaré, Baturité, Cascavel, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do 𲹰á.

Com esse lançamento, o 𲹰á passará a contar com 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As unidades estão vinculadas e sob supervisão geral da Secitece, em âmbito estadual. Os polos oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) voltados, principalmente, à formação de professores e agentes públicos.

As novas vagas e os novos polos são resultado do Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que visa ampliar as vagas em cursos do programa UAB no país. O funcionamento dos cursos é realizado a partir de uma parceria entre governos federal, estadual e municipal, envolvendo, ainda, instituições de educação superior públicas, em polos de apoio presencial localizados nas cidades.

úDz

De acordo com o último relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o 𲹰á teve uma expansão nas matrículas, o que representa um total de 353.362 estudantes cursando o ensino superior.

No caso da educação a distância, o Governo do 𲹰á já aprovou a implantação da Universidade Aberta do 𲹰á (Uace), que oferecerá, em formato EaD, cursos superiores tecnológicos de graduação e pós-graduação, além de atividades de extensão e pesquisa. O projeto é liderado pela Secitece, por meio de sua Coordenadoria de Educação Superior (Cesup).

“Todo o movimento integra o programa estadual Desenvolvimento Integral da Educação Superior, executado pela Secitece. São novas vagas, novos polos da UAB e novos campi de instituições de ensino superior sendo implantados, que aumentam as oportunidades dos cearenses cursarem a sua graduação e pós-graduação. A ideia é minimizar a migração de estudantes e contribuir para o desenvolvimento regional, dando mais chances de uma vida melhor à população do nosso estado”, explica a secretária em exercício da Secitece, Adeline Lobão.

ձÇ:
Governo do 𲹰á lança 18,4 mil novas vagas para a educação a distância no estado
Data: 12 de julho (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 505 – Meireles)