Uece lança primeira seleção para licenciatura intercultural indígena

28 de junho de 2024 - 16:27

 

A 91㽶Ƶ 𲹰á (Uece) divulga seu primeiro edital de seleção para ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Específica Tabajara (LINTA) em Ciências Humanas, aprovado no âmbito de edital do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) Equidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições estarão abertas no período de 1º a 8 de julho de 2024.

O curso tem por objetivo formar, qualificar e habilitar professores para atuar na área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental, anos finais, e Ensino Médio, bem como a formação política, como sujeitos interculturais na promoção e realização dos projetos de sua comunidade, que integrem ensino, pesquisa e extensão e promovam a valorização do estudo de temas indígenas.

Poderão participar da seleção, candidatos pertencentes às etnias indígenas do Estado do 𲹰á, sendo 30 vagas com bolsa de estudos para a etnia Tabajara de Quiterianópolis e 10 vagas sem bolsa de estudos para etnias indígenas de outras localidades.

Será destinado um mínimo de 50% das vagas para bolsistas a professores indígenas da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem no contexto da educação escolar indígena no Estado do 𲹰á sem possuir a formação adequada. Ficam, ainda, garantidas quatro vagas para pessoas com deficiência.

O curso tem duração prevista de quatro anos e seis meses; com início em agosto de 2024 e encerramento em janeiro de 2029, e as suas atividades serão desenvolvidas no Município de Quiterianópolis, na Escola Indígena Tabajara Carlos Levy.

Os interessados deverão realizar inscrição exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento do formulário e envio de documentação conforme orientações do edital. A inscrição é gratuita.

Clique aqui para acessar o edital.

O processo seletivo e seus comunicados podem ser acompanhados pelo site /prograd/