XXIX Semana Universitária da Uece se aproxima com foco em inclusão e interdisciplinaridade

9 de julho de 2024 - 09:08

Com o tema “Inclusão e interdisciplinaridade na produção do conhecimento”, a XXIX Semana Universitária da Uece ocorrerá no período de 21 a 25 de outubro de 2024, de forma multicampi integrada, isto é, a Semana também será realizada simultaneamente nos campi da Uece de Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá.

O tema, escolhido pela comunidade acadêmica da Uece, considera que na universidade, pode-se ver a inclusão como o ato de promover a diversidade e participação equitativa de diferentes grupos sociais na produção do conhecimento científico. Destaque-se que a inclusão não se limita apenas à diversidade de disciplinas, mas também abrange a diversidade de gênero, raça, etnia, pessoas com deficiência (PcD), origem socioeconômica, entre outros fatores. Busca-se criar um ambiente que promova a igualdade de oportunidades, reconhecendo e valorizando as contribuições de indivíduos de diferentes origens e experiências. Essa abordagem integradora visa enfrentar desafios complexos que não podem ser totalmente compreendidos ou resolvidos por meio de uma única disciplina.

A programação está sendo construída e em breve será divulgada, assim como os prazos de submissão de propostas de minicursos e oficinas e submissão de resumos expandidos. A comissão organizadora da SU já adianta a confirmação de eventos já tradicionais como a Feira das Profissões, diversos encontro, tais como: de Iniciação Científica, de ٱԲã, de Iniciação à Docência, de pesquisadores, da residência pedagógica, do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária – PBEPU, dentre outros encontros. Além desses, a programação contará com mostra artístico-cultural, ação Uece solidária, a segunda edição do Garotas Fazem Ciência e do Cientistas do Futuro e a primeira do evento Jovem Cientista.